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Ferramentas de Analytics para Instagram

Segundo dados divulgados na pesquisa We Are Social 2020, o Instagram é a 6ª plataforma social mais utilizada no mundo, com cerca de 1 bilhão de usuários – 77 milhões só no Brasil (terceiro país com maior número de usuários do aplicativo).

Com o distanciamento social em prática em diversos países, devido a pandemia do Coronavírus (COVID-19), o uso do Instagram se intensificou, em particular o uso de transmissões ao vivo nos Stories (Lives) por usuários em geral, além, claro dos influenciadores, celebridades e profissionais. Confira abaixo como cresceu nos últimos 12 meses no mundo o interesse por Lives no Instagram (pesquisas no Google):

Fonte: Google Trends | Crescimento do interesse de pesquisa na Web por Lives no Instagram (últimos 12 meses em todo o mundo).

Pensando nisso, selecionamos aqui algumas ferramentas (gratuitas e pagas) úteis para análise de performances de perfis de negócios no Instagram. Elas permitirão que você verifique o desempenho do seu perfil e conteúdo produzido, estatísticas sobre sua audiência, dados comparativos com concorrentes e oportunidades para seu posicionamento digital.

Instagram Analytics (gratuita)

Ferramenta de Analytics nativa do Instagram – disponível apenas para quem possui perfil de negócios no aplicativo. A grande vantagem da ferramenta é a possibilidade de analisar o desempenho do seu perfil de negócios de forma gratuita e com dados coletados direto da fonte (ou seja, possibilidade mínima de erro). Entretanto, é uma ferramenta limitada para quem busca fazer análises comparativas ou deseja ter acesso a métricas mais detalhadas sobre a audiência e o desempenho do conteúdo.

No Analytics do Instagram (clicar na aba Informações ao acessar o aplicativo), é possível medir dados do conteúdo (visualizações e desempenho de publicações e stories), exemplo:

O desempenho pode ser visto por tipo de interação, por exemplo:

Também é possível ver dados sobre as Atividades do perfil (Alcance, Impressões, Interações, Visitas ao Perfil e Cliques no Site) e dados sobre o Público (Ex.: Crescimento da audiência, Localização, Gênero, Faixa Etária e Horários/Dias que estão conectados). Exemplo:

Sprout Social (paga)

A ferramenta serve tanto para Social Analytics, quanto para Social Listening (monitoramento de menções públicas em sites, blogs e plataformas sociais).

Ao criar a conta, basta ir na aba relatórios para ter acesso a opções como: (a) Estratégia e Insights (com análises provenientes do Google Analytics, Twitter Search e páginas do LinkedIn); (b) Desempenho do conteúdo (com análises do desempenho de posts no Pinterest, LinkedIn, Facebook); (c) Análise Competitiva de concorrentes no Twitter, Instagram e Facebook; e (d) Análise do Desempenho do Atendimento com métricas para Chatbots no Facebook Messenger e Twitter.

Para análise de desempenho do Instagram (clique aqui), a ferramenta permite observar dados como: Impressões, Engajamento Médio, Crescimento da Audiência, Total de Posts e Stories publicados e comportamento do público nestas publicações, principais posts e Stories x Período, desempenho por Hashtags, Análise de interações (por likes, comentários, posts salvos e respostas à Stories) e um detalhamento do desempenho nos Stories.

Minter.io (paga)

Na Minter.io é possível analisar dados sobre a audiência do seu perfil, desempenho dos posts e Stories e dicas para a otimização do conteúdo.

Em audiência, por exemplo, é possível ver o crescimento total da base e média de variação deste crescimento:

Gênero, idade e Localização da Audiência

Dia e horário que a audiência está online

Em posts, a ferramenta detalha dados de desempenho dos posts por tipo de publicação (Carrossel, Foto e Vídeo), Impressões, Posts Salvos, Posts com melhor desempenho de interação com filtro de likes, comentários, visualizações, interações totais, entre outros (ver abaixo):

Fica aqui o destaque para a análise de Stories que é bem completa na Manter.io, possibilitando analisar dados de impressão, compartilhamentos, saídas totais e média de saída por Storie, Alcance, Taxa de Visualização Completa, Taxa média de Conclusão, melhores horários/dias para publicação e, também, os melhores Stories por desempenho. Veja no exemplo abaixo:

Keyhole (paga)

A Keyhole oferece um recursos específico para análise de mídias sociais, entre elas o Instagram – com dados gerais do perfil, detalhamentos da audiência e dicas para otimização de conteúdo.

Ao conectar com sua conta, é possível ver:

Visualizar o crescimento da audiência x período

Analisar engajamento por post em um determinado período de análise:

Top Posts com base em dados de Alcance, Total de Engajamento e Taxa de Engajamento:

Total de Posts por Tipo e Engajamento por Tipo de Post:

Em otimização, a ferramenta mostra dias e horários com maior engajamento no perfil analisado:

Melhores dias e horários para publicar e o desempenho de engajamento dos posts por tamanho (número de caracteres):

Hashtags por Engajamento

Número de Hashtags x Engajamento

Média de Engajamento por Dia

Socialblade (gratuita)

Ferramenta gratuita que permite analisar dados gerais de um perfil no Instagram e outras mídias (ex.: Twitter, YouTube, Facebook, Twitch etc.).

Para isso, basta adicionar o perfil que deseja analisar, link com o username (ex.: https://www.instagram.com/marcelayres), na ferramenta (clique aqui) e visualizar dados como: número de postagens, número de seguidores, engajamento médio (baseado nos últimos 20 posts publicados), média de likes e comentários no perfil e uma relação de seguidores ganhos/perdidos x período.

Hyper Auditor (paga)

A ferramenta é paga, mas possui um Trial (demonstração gratuita) para quem quiser conhecer as funcionalidades. Entre elas, destaco estas:

  1. Discovery, que permite encontrar influenciadores com base em demografia, localização geográfica e critérios psicográficos. Exemplo:

2. Reports, aba na qual é possível analisar diferentes perfis no Instagram em um nível mais detalhado, por meio de dados como: tamanho e crescimento da audiência, engajamento médio, AQS (Audience Quality Score) para verificar a qualidade da audiência daquele perfil em termos de engajamento e autenticidade, perfil da audiência (localização, idade e tipo de perfil – pessoas, influenciadores, seguidores em massa, perfis suspeitos), média de likes, comentários e mais.

3. Trackings – permite adicionar qualquer seu perfil ou qualquer outro perfil do Instagram, avaliando métricas de base e interação.

4. Comparsions – permite comparações de performances entre dois ou mais perfis no Instagram.

Iconosquare (paga)

Assim como as demais, ao conectar com sua conta do Instagram, o Iconosquare faz uma varredura completa entregando, inicialmente, um overview com dados sobre o crescimento da audiência, alcance e engajamento. Destaque aqui para a aba de análise de Stories que também é bem completa (assim como na Manter.io).

Outras ferramentas para testar: