Zeeng

A Zeeng (plataforma de Data Driven Marketing), em parceria com a Inova Soluções, lançou no dia 17 de março de 2020 o MonitoraBR – plataforma pioneira em Big Data Analytics com foco em Marketing Político no cenário brasileiro. A ideia é concentrar, em um só lugar, dados que permitam acompanhar e analisar a performance da presença digital dos candidatos e seus respectivos adversários.

O que é possível avaliar?

Dados públicos de Web Analytics

A partir de dados públicos de websites do seu candidato e concorrentes, é possível avaliar e identificar oportunidades para estratégias de SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing), Link Building e Mídia Semântica. Dados de Web Analytics coletados pela plataforma, estão: Ranking de popularidade do site no Brasil e Global; número de visitas por pesquisa; taxa de rejeição do site; número de páginas visitas; tempo da visitação; número de links em outros sites; palavras-chave mais utilizadas em sites de pesquisa; sites de referência; geografia do público; fluxo do site; e sites que compartilham a mesma audiência.

Conteúdo da Imprensa (Impressa, Digital, Rádio e TV)

Na plataforma é possível acessar um clipping de milhares de portais na internet, permitindo avaliar não só o volume de menções sobre um candidato(a), mas também, por exemplo, desenvolver uma análise em torno do enquadramento temático (e político) dos veículos noticiosos, pautas em que os adversários estão envolvidos de forma positiva ou negativa, gerenciamento de crise.

Dados públicos de Social Analytics

O módulo de análise de mídias sociais permite avaliar dados de performance de plataformas como o Facebook, Twitter, Instagram e o YouTube. Além do acompanhamento real-time de estatísticas sobre a audiência, alcance e engajamento dos canais, é possível fazer uma análise profunda do conteúdo, selecionando por meio de filtros (posts possivelmente patrocinados e não-patrocinados) e ordenando por tipos de engajamento (reações, comentários, compartilhamentos etc.). A ferramenta também faz uma nuvem de palavras com os termos mais utilizados nos posts de cada candidato e, também, nos respectivos comentários de sua audiência – possibilitando uma análise ainda mais profunda da estratégia de conteúdo e da recepção da audiência.

Relatórios Customizados

O MonitoraBR possibilita a criação de relatórios customizados com visualização de dados e métricas de Web e Social Analytics dos canais proprietários do candidato.

Alertas

Também permite a configuração de alertas por email para notícias e publicações realizadas pelo candidato ou algum dos concorrentes.

Análise da Presença Ativa Digital (Zeeng Score)

A fim de consolidar a análise da presença digital, a Zeeng criou um score (de 0 a 10) que mede a relevância do candidato analisado a partir da sua performance na análise de Web, Social Analytics e das Notícias.

Recentemente, para exemplificar o formato dahsboard da plataforma, a equipe responsável pelo projeto criou um acompanhamento real-time do Ministério da Saúde, ANS, ANVISA, OMS e do ministro Luiz Henrique Mandetta em plataformas sociais como o Facebook, Instagram, YouTube e Twitter – clique aqui

Zeeng
https://dash.zeeng.com.br/dashboard/index/b689fe1369aa676979421e1c3b6b2c0b

Através do dash, é possível visualizar dados relacionados ao tamanho e crescimento da base (audiência) em cada plataforma, número de publicações, taxa de engajamento, nuvem de palavras-chave mais frequentes nos posts e nos comentários e muito mais.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.