23 a 27 de março/2020 – das 18h40 às 22hInteligência e análise de dados em campanhas digitais

Este módulo tem por objetivo ensinar aos alunos como produzir relatórios de análise de dados que possam servir de peças de inteligência estratégica para campanhas políticas. Para tanto, serão discutidos: o contexto geral que envolve a datificação das campanhas eleitorais; como planejar sua ação com dados e escolher o que analisar; elementos e aplicações chave de social e web analytics para campanhas políticas; como construir visualizações de dados e interpretá-las; e finalmente como transformar tudo isso em um relatório eficiente e estratégico para o contexto de campanhas políticas.

  • Os dados digitais e a datificação das campanhas eleitorais (Wilson Gomes)
  • Planejamento: quais dados interessam e como medi-los (Marcel Ayres)
  • Aprendendo a lidar com social e web analytics para campanhas políticas (Marcel Ayres)
  • Interpretação e construção de gráficos (Júnia Ortiz)
  • Produzindo relatórios de inteligência de dados para campanhas políticas (Júnia Ortiz)