Marcel Ayres

Abaixo, veja como tecnologias como os chatbots e os voicebots estão revolucionando a forma como marcas e consumidores interagem em websites, aplicativos, Mídias Sociais e Instant Messengers.

Abaixo, alguns dados interessantes que foram compartilhados durante a palestra:

Fonte: BI Intelligence (2017) | Crescimento dos Apps de Messaging em comparação com Apps de Redes Sociais.

Crescimento do uso dos Instant Messengers (IMs)como WhatsAppFacebookMessengerTelegrame outros, reforça a necessidade das marcas estarem preparadas para o Real-Time Marketing, interagindo de forma rápida e personalizada com seus clientes. 90% dos consumidores esperam poder falar com suas marcas preferidas através dos Messengers. Hoje, só o Facebook Messenger e o WhatsApp juntos já representam mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo.

Fonte: Twilio (2016) | Interação entre consumidores e marcas via Messengers.

Atualmente, a experiência do usuário em canais online tradicionais, como websites e aplicativos, ainda é um ponto de atrito na jornada de consumo. Investe-se enormes quantias em campanhas de mídia online hipersegmentadas, contudo o usuário/cliente ainda esbarra em problemas recorrentes como: a dificuldade de navegar no canal, a dificuldade de encontrar informações importantes ou de obter respostas para questões simples sobre os produtos e serviços desejados. Estas situações tornam a experiência de consumo negativa e o resultado pode ser mensurado no final da campanha através de funis desproporcionais, ou seja, muitas visitas e poucas conversões.

Fontes: Gartner (2018) e Salesforce (2018) Crescimento dos Chatbots e Interações Online entre marcas e consumidores.

Com o desenvolvimento (e difusão) dos Assistentes de Voz e Smart Speakers, a voz se torna uma alternativa de interação para muitas marcas e consumidores. O crescimento de aplicativos de marcas para rodar através dos seus assistentes de voz (Google Assistente,Alexae outros), aponta um futuro cheio de oportunidades para as empresas — que poderão, de fato, criar uma persona e uma voz para suas marcas interagirem em tempo-real com seus clientes.

Fonte: Christopher Ferrel Christopher Ferrel, Director, Digital Strategy at The Richards Group (2017)

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