Self-Presentation

A Apresentação de Si (Self-presentation) pode ser entendida, a grosso modo, como a seleção de aspectos de si que um indivíduo pode expor, ocultar, ou mesmo falsear, quando se encontra diante de outra(s) pessoas(s). Para o sociólogo Erving Goffman (1922-1982), um dos principais estudiosos sobre a Interação Social, quando estamos diante de outra(s) pessoa(s), em uma determinada situação, buscamos obter e interpretar o máximo de informações (pistas simbólicas) possíveis sobre ela(s) e colocamos em jogo as informações que já possuímos – isso nos permite entender o que está acontecendo naquela situação específica e, deste modo, definir como devemos nos comportar nela.

Nas interações sociais, sejam elas em presença física (face-a-face) ou mediadas por Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), os indivíduos não só apresentam a si mesmos de forma performática, como criam, também, estratégias para influenciar, em maior ou menor grau, o modo como querem ser vistos por sua audiência – é o que Goffman e outros estudiosos como Mark Leary, James Tedeschi e Barry Schlenker denominam como Gerenciamento de Impressões (Impression Management).

Dito isso (de forma MUITO resumida rs), vamos ao que interessa.

Nas últimas semanas, com o crescimento da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), diversos países implementaram restrições de circulação e aglomerações em espaços públicos, adotando o isolamento físico como principal forma de contenção do vírus. Neste cenário, as plataformas digitais se tornaram um importante palco para a manutenção dos laços sociais cotidianos. As Mídias Sociais (Ex.: Facebook, Instagram, YouTube, TikTok etc.) e os aplicativos de Instant Messenger (ex.: WhatsApp, Telegram, Hangouts, Google Duo etc.) possibilitaram, ao menos para a população conectada, o privilégio de manter relações com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, entre outos, mesmo fisicamente distantes.

Empresas, profissionais de diferentes áreas, políticos, celebridades, influenciadores e usuários em geral, passaram a enxergar nas LIVES (transmissões de vídeo ao-vivo) uma oportunidade para a exposição pública, reforçando aspectos da apresentação de si e adotando estratégias de gerenciamento das impressões.

A apresentação abaixo é um breve exercício de observação de algumas estratégias de Apresentação de Si e Gerenciamento de Impressões adotadas por perfis públicos em suas LIVES no Instagram – entre os dias 23 de março e 02 de abril de 2020.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.