Com o isolamento físico, desencadeado pela Pandemia do COVID-19, a demanda por cursos e treinamentos online (em diversas áreas) cresceu vertiginosamente nos últimos dois meses.

Pensando nisso, empresas como o Google, o Facebook e o LinkedIn estão disponibilizando conteúdos, ferramentas e cursos para estudantes, profissionais, professores e empreendedores que querem continuar estudando e aprimorar suas habilidades técnicas e comportamentais (sem sair de casa).

Seguem, abaixo, alguns links úteis:

1. Google | Em Casa

O Google reuniu, em uma só página, uma seleção de conteúdos para quem busca manter uma rotina conectada e saudável. No Google Em Casa, é possível ter acesso a ferramentas e recursos para quem deseja trabalhar de casa, estudar, gerenciar negócios, além de dicas para a saúde mental e física. Uma união perfeita entre Hard Skills e Soft Skills.

https://events.withgoogle.com/emcasa/

Na opção Trabalhando de Casa, é possível acessar conteúdos sobre o G SUITE, plataforma que concentra diversos produtos da empresa (ex.: Google Drive, Gmail, Agenda, Hangouts, Google Grupos, Docs/Planilhas etc.), ensinando a extrair o melhor das suas ferramentas para a integração de equipes, gestão de conhecimento e produtividade.

Já na opção, Gerenciando seu Negócio, o Google compartilha treinamentos e orientações para profissionais e empresas que desejam tirar a certificação nos fundamentos de Marketing Digital, conteúdos sobre como criar e gerir um canal no YouTube, além de treinamentos em ferramentas-chave da empresa como o Google Analytics (ferramenta de análise de performance em canais na web como sites, blogs, apps etc.), Google Ads (ferramenta de publicidade online) e muito mais.

Em Estudando e Aprendendo, o Google sugere conteúdos do YouTube Edu, um hub com uma grande diversidade de vídeos educativos (idiomas, programação, dicas de como estudar em casa etc.). Também ensina a usar a plataforma Google Education, permitindo que escolas, universidades/faculdades e professores consigam gerir turmas e realizar aulas online.

2. Google Skillshop

Outra mina de ouro para quem deseja aprofundar os conhecimentos (De forma prática) no Google é no Skillshop. Aqui a empresa apresenta treinamentos (com avaliações e certificações) em suas principais ferramentas de Marketing Digital, como o Google Ads, Google Analytics, Google My Business, Waze e muito mais.

3. Facebook Blueprint

Seguindo o mesmo modelo do Google, o Facebook também possui seu hub de conteúdo/treinamentos – o Facebook Blueprint. No site, o usuário encontra conteúdo gratuito (com avaliações e certificações) para atuar de forma mais profissional no Facebook, Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp. Também apresenta treinamentos em ferramentas como o Workplace, equivalente ao G SUITE do Google, e sobre o Oculus (o dispositivo de Realidade Virtual da empresa).

https://web.facebook.com/business/learn

Neste período de isolamento social, devido a Pandemia de COVID-19, o Facebook também criou uma página especial para profissionais, estudantes e empresas, reunindo conteúdos essenciais para quem deseja aprimorar seus conhecimentos de Comunicação e Marketing Digital – Central de Recursos para Empresas.

Nesta página, o usuário conta com dicas rápidas, ferramentas e orientações para usufruir o máximo dos recursos que o Facebook oferece para negócios. Apresentam, inclusive, dicas específicas para setores como Varejo, Restaurantes e Cafés, Saúde/Beleza e Spas, Centros de Recreação e Fitness entre outros. Além disso, também fomentam o networking entre pequenas empresas com o intuito de aquecer a troca de conhecimentos e ampliar possibilidades de negócios – veja no grupo #JuntosPeloPequeno

4. LinkedIn Learning

A maior mídia social focada em negócios também investiu em um canal próprio com treinamentos e conteúdo educativo feito para profissionais e empresas que desejam potencializar seus resultados. No LinkedIn Learning, o usuário acessa soluções para Empresas, Ensino Superior e Governo com uma grande diversidade de assuntos. Exemplos:

https://www.linkedin.com/learning/me

Os conteúdos são sugeridos pelo próprio algoritmo do LinkedIn, tomando como base as informações que constam no perfil do usuário (área de atuação, experiência, cargo etc.). O primeiro mês na ferramenta é gratuito – veja aqui o que o LinkedIn Learning entrega em sua versão paga.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.